11 de maio de 2019

9 de Maio


Estranho. Talvez porque tudo seja novo. Não sei. Na verdade todo dia sempre é novo, mas hoje tudo é novo, novo mesmo.

Hoje completam dois anos desde que a mãe seguiu seu caminho. E eu percebi que não uso mais a expressão 'foi embora' porque não acredito que ela tenha ido. Sabe? Acredito que uma mãe sempre fica.
Fica nos ensinamentos, fica nos traços, no meu caso, fica na presença constante em cada detalhe do dia que eu me pego fazendo exatamente "como a mãe falou". E assim elas ficam, não importa quanto tempo faz que o corpo físico se foi. 

Também não falo mais que 'perdi' minha mãe. Porque eu também não sinto isso. Sinto saudades, sinto um pouco de medo, um pouco de insegurança, muitas saudades², mas não sinto que eu a tenha perdido. Mãe é pra sempre. Mesmo.

Hoje, dia 9 de maio, começou a ser um dia muito difícil em 2017. E eu lembro de ter escrito algumas vezes como esse dia seria assim por todos os outros anos que viessem. Eu tinha certeza que seria. Seria um dia que eu nunca saberia como passar. Não saberia como enfrentar ou o que pensar. Tinha uma certeza aqui dentro que não me deixava nem repensar sobre o assunto. E de todas as novidades que um novo dia é capaz de trazer pra gente, essa, certamente, me parecia estar longe de ser uma. Era certo. Não seria um dia fácil.

E ai chegou a Giulia. Hoje. Dia 9 de maio de 2019. E eu sinto uma vontade tão grande de chorar, mas tão grande, como se toda a felicidade e o significado dela nas nossas vidas não coubesse dentro de mim e saísse pelos meus olhos.

A Giulia é uma criatura que nem deve ter aberto os olhos uma hora dessas e já fez isso. Pegou um dia que era tão confuso por eu não fazer a mínima do que pensar ou do que sentir sobre ele e me deu a resposta: a mais pura, intensa e sincera felicidade.

E isso me traz a tranquilidade que eu preciso pra perceber que, a cada dia que passa, a mãe tá mais presente em mim. E assim, o dia 9 de maio deixou de ser um dia com um buraco enorme que respingava em tantos outros dias do ano, pra virar um dia preenchido por um mini ser humaninho cheinho luz.

Giulia, que você venha pra nos ensinar ainda muito mais do que já ensinou, meu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário