7 de março de 2013

A importância do óbvio

Eu sempre achei que o óbvio é importante porque nem sempre o óbvio é óbvio. Bizarro, né? Mas existem coisas que são tão óbvias que a gente nem para pra pensar sobre elas e as vezes elas nem são tão óbvias assim.
Isso acontece porque nem sempre o que eu sei, você sabe. Nem sempre o que eu penso, você pensa e assim a vida vai seguindo.

Quer ver? Quantas vezes você já ouviu isso:
- Mas é óbvio!
- É? ...  por que é óbvio?
- Ora, porque é óbvio!!!
 - ...

Mas...  por que é óbvio?

É óbvio se você tem o conhecimento sobre aquilo, mas e se você não tem? Ou tem mas não é o certo? E pra quem que não é certo? A gente pode exigir que alguém saiba o que a gente sabe? A gente pode esperar que alguém sinta o que a gente sente?  A gente pode cobrar que alguém faça o que a gente faz? 

Eu responderia isso com um "É óbvio que não!", mas por que é óbvio? 
"Porque não faz sentido".. E por que não faz sentido? Pra quem que não faz? 
Pra mim não faz, mas e pra você? E pro seu vizinho? E pro padre católico da igreja da sua vó? E pro budista? E o espirita? O evangélico...? E pro ateu?

Democracia é complicada, mas necessária, mas complicada.  Liberdade de expressão, pensamento e comportameto são coisas extremamente complicadas. Mas e aí? O que se faz nessas horas? 

A minha realidade, hoje, é julgada com base em conhecimentos que são óbvios pra quem acredita neles, mas não pra mim. 
Pra mim é óbvio que eu case e divida a minha vida com quem eu escolhi.
Pra mim é óbvio que eu namore e ame quem me atrai sexualmente também. 
Pra mim é óbvio que coisas escritas há seculos não possam ser aplicadas em uma sociedade totalmente diferente
Pra mim é óbvio que eu to certa, mas pra eles não. E aí, o que eu faço?

Quem vai passar por cima do que acredita pra aceitar o outro? Alias, é realmente necessario passar por cima? Não é mais fácil simplesmente respeitar e não impedir que se viva como se quer? Eu não explodo igrejas e nem queimo bíblias pra dizer que não concordo com eles. Eu não faço a mínima questão de impedir igrejas de funcionarem, cultos de acontecerem, eu não invento que eles são doentes por acreditarem no que acreditam. Não é muito mais fácil, assim?

Não é óbvio o que tem que ser feito? Não é óbvio que é só respeitar e não interferir na vida dos outros porque os outros é que sabem o que querem de suas próprias vidas? Não é óbvio que eu não possa interferir na vida de alguém que eu nem sei quem é? Ou pior que isso, que eu não sei e não tenho interesse nenhum em saber...?
Pra mim é, mas e pra você?
Pra quantas pessoas isso é óbvio? Pra quantas pessoas que estão no poder, hoje, isso é óbvio? E das que também concordam, que também acham óbvio, quantas lutam por isso?

Eu já conheci muita gente diferente. Religião, nivel social, ideais diferentes e sempre tinha UM entre 100 que não achava isso óbvio. E o que pensar disso?

Bom, pra mim é óbvio que a minoria não é a que pensa desse jeito, a minoria é a que faz. 
Mas... e pra você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário